Braind

Brands with brains.

cavalos negros, mulheres nuas e bebés sorridentes…

“Há uma lei publicitária que diz que as coisas que mais chamam a atenção num outdoor são uma mulher nua, um cavalo negro ou um bebé a sorrir. Claro que o meu sonho é fazer um cartaz com uma mulher nua a cavalgar num cavalo negro com um bebé sorridente ao colo. Infelizmente, não encontrei até hoje um cliente que aprovasse uma peça como esta.” * ATHAYDE, Edson in “A Publicidade Segundo o meu tio Olavo

A publicidade é assim!… cheia de conceitos e preconceitos que procuram orientar os consumidores para a aquisição de um determinado bem ou serviço. Devido à quantidade de informação que existe, usa-se de tudo para conseguir chamar a atenção do consumidor e, quanto mais polémico for, melhor. É preciso ser visto, ser reconhecido, ser falado, o resto… não importa! Resultado: conseguem-se anúncios extremamente criativos, que até podem ganhar uns prémios, mas onde o produto a ser anunciado foi apenas o pretexto para passar uma brilhante ideia de um criativo.

Volta e meia, damos por nós a falar dos anúncios que vimos, devido à sua produção “Hollywoodesca”, pela mulher nua, cavalo negro ou bebé sorridente, mas quando nos questionam qual o produto a ser anunciado, não sabemos responder. Será que a culpa é da nossa falta de memória, ou será porque o criativo relegou para segundo plano o mais importante: a marca.

É claro que um anúncio bem feito enche o olho de qualquer um; até mesmo do cliente que se deixou iludir pelo mesmo, e gastou (em vez de investir) um dinheirão com a campanha; mas a agência não pode perder o foco, não se pode dar ao luxo. A responsabilidade da agência e dos seus criativos é de passar a mensagem, (vender ou promover) e, quando isso acontece, estamos perante BOA publicidade. Se pudermos adicionar a isso uma boa dose de criatividade, melhor ainda. Afinal, é para isso que nos pagam.

1 Comentário»

  Free Download of Naked Woman « Braind wrote @

[…] Não sei quantos, efectivamente, o leram, mas é sem dúvida, um texto escrito logo no dia em que pus o Braind no ar (13/12) com o título “Cavalos Negros, Mulheres Nuas e Bebés Sorridentes”. […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: