Braind

Brands with brains.

natal?

Sabia que, originalmente, a roupa do Pai Natal era verde? A actual imagem do Pai Natal (fato vermelho) foi inventada pela empresa Coca-Cola nos anos 30. Nesse tempo, segundo alguns pesquisadores, a Coca-Cola procurava uma forma de aumentar as vendas dos seus produtos durante o Inverno, altura do ano em que se verificava uma enorme quebra na venda dos refrigerantes. Contactaram então um conhecido ilustrador publicitário da época, de nome Haddon Sundblom, que criou uma série de memoráveis desenhos que recriavam e renovavam a antiga e algo tristonha imagem de Santa Claus, transformando-a numa versão bastante “rechonchuda” e colorida, vestido de traje de cor vermelha com orlas brancas de peluche e segurando uma Coca-Cola na mão. O sucesso da campanha publicitária foi enorme. A mensagem sublimar do Pai Natal que consome refrigerante ainda hoje perdura em alguns países.

É impossível antever o sucesso ou insucesso de uma marca ou empresa, no entanto, temos alguns indicadores que nos permitem reduzir a taxa de mortalidade empresarial. Nós, designers, apanhamos muitas vezes o processo no fim, quando deveriamos ter sido “consultados” no início. Um correcto diagnóstico permite uma melhor adaptação da empresa ao mercado e é meio caminho andado para evitar males maiores. Apesar de achar que a comparação é exagerada, gosto de comparar a minha profissão à medicina: Ninguém vai ao médico para ser examinado e começa a contrapor tudo o que ele diagnosticar. E, nem sempre o médico consegue salvar a vida do paciente quando a doença já está em estado avançado.

Quando a Coca-Cola consultou o famoso ilustrador, “sintonizaram antenas” para que os objectivos das duas empresas fossem cumpridos. E quando assim é, os resultados aparecem… saltam à vista, aliás, diria mesmo que não se podem medir ou contabilizar. O ilustrador, mais do que fama ou dinheiro, conseguiu mudar o mundo. Hoje em dia o Natal é vermelho e a figura central desta época “deixou” de ser Jesus, para passar a ser o tal velho simpático e gorducho com roupa de peluche. Certo ou errado? Experimentem perguntar à Coca-Cola…

Já agora… Feliz Natal!

Nelson Gago

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: