Braind

Brands with brains.

Plágio ou Teoria da Conspiração?

banif-vs-leopard.jpg

optimus-vs-nokia.jpg

Vou iniciar aqui, (ou continuar para os mais atentos), o tema do plágio na publicidade. É claro que muitos vão dizer que desde Adão que nada se cria, mas a questão é saber onde começa a criatividade ou onde acaba a cópia.

As duas últimas grandes campanhas nacionais a serem veiculadas foram a da Optimus (maior campanha de rebranding alguma vez feita em Portugal, segundo a marca) e o Banif (apresentado hoje). Em ambos os casos, as parecenças são mais que muitas, o que, para o cliente (o menos culpado nestas alturas) é altamente frustrante.

Ao contratar a agência ele espera acima de tudo diferenciação, originalidade, criatividade, etc, etc, etc. O caso mais gritante, parece-me ser o da optimus, pois como parceiro da nokia, a agência em questão tem a obrigação de saber como comunica o gigante finlandês. Nokia Trends Lab é sobejamente conhecido, e a utilização das mesmas formas, na mesma cor, parece-me no mínimo estranho.

Será que estou a delirar ou estes trabalhos são mesmo similares?

Deixa a tua opinião…

2 comentários»

  ArmPauloFerreira wrote @

Muito bom o teu artigo.
Inspirou-me a fazer um artigo semelhante. usei algum do teu material mas informo a proveniência devidamente.
O caso do Banif é relacionado com as influências da maça. Agora o da Optimus é muito mais grave…

http://armpauloferreira.blogspot.com/2008/01/renovacoes-de-imagem-pouco-originais-da.html

A Apple é tão influente na imagem que também acaba por ser vitima da sua excelência.

Tenho um artigo sobre isso:
http://armpauloferreira.blogspot.com/2008/01/produtos-apple-na-publicidade.html

  augusto wrote @

Parabéns pelo excelente Blog!
Criativos com candeeiros Mathmos na mesa de trabalho dá nisto (http://www.mathmos.fr/erol.html)!
Quando Deus estava a distribuir a criatividade, fizeram uma pausa para o café!!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: