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11 Março, 2009 às 10:26 am · Arquivada em Brands, Marketing, Tips and tagged: gago, naming, nelson, nome, opinião
Interessante o artigo. De uma olhada no post que falei sobre Namming que esclarece essa questão. http://www.jonathadapper.wordpress.com
Isso apenas acontece em marcas que não têm um nome de empresa bem resumido. As que no artigo são referidas são de empresas com nomes enormes, daí o uso de nomes baseados nas iniciais.
A referência ao jornal Público acho-a exagerada como exemplo porque o “P” é o logotipo e o jornal continua a ser tratado por Público na mesma. Uma coisa é a imagem do logotipo e outra é a redução do nome a iniciais, que podem ou não formar palavras com aspecto de nome próprio. Lá por o Público usar um P nos seus formatos impresso e Web, não quer dizer que substituiu o nome. Estratégicamente escolheram essa a forma melhor de se representar a nível de imagem mas não de nome.
Há marcas que por terem excelentes nomes não necessitam de iniciais e que optam por potenciar isso nos logotipos, quer seja para aplicações multi-meios. Ex: ZON, ou Apple
Há outras que fazem cair uma parte do nome: Pepsi-cola > Pepsi
E outras que até usam por vezes um segundo nome baseado na gíria popular: Coca-cola > Coke